Eletiva nº 1 - Performances no Palco Escolar

RESPONSÁVEL


Professor Cris Artes

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Experimentar possibilidades de realizações em produção cênica através da ressignificação do espaço escolar a partir da arte da performance como uma modalidade híbrida que mescla diversas linguagens artísticas como teatro, música, dança e artes visuais como forma de potencializar as ações de ensino e aprendizagem nas aulas de Artes e se ressignificação do espaço cotidiano, do Centro de Estudo em Período Integral – Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota, em Goiânia-Goiás.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Exercícios de improvisação dirigida e livre com temas variados Exercícios de domínio do movimento. Criação de cenas performáticas Elaboração de pequenos textos improvisados Realização de ações ponto de culminância. Definição das cenas performáticas Montagem das cenas performáticas Preparação dos materiais cênicos Realização de ponto de culminância Preparação dos figurinos
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Para a realização das performances elaboradas/ concebidas nesta Eletiva, propõe-se a apresentação de cenas performáticas em data a ser definida pela coordenação escolar, sendo apresentações de estéticas cênicas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 3 - De Volta ao Passado - O Musical

    RESPONSÁVEL


    Professora Meiry

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto buscará desenvolver aspectos cognitivos, socioemocionais, físicos e artísticos nos estudantes. Ao explorar diversas áreas do conhecimento, a expressão corporal contribui para a formação de cidadãos mais completos e preparados para os desafios da vida moderna. Seguem as competências e habilidades a serem desemvolvidadas no descorrer do projeto: • Musicalidade: A expressão corporal está intimamente ligada à música, desenvolvendo a sensibilidade musical e o ritmo. • Expressão corporal: A dança permite expressar emoções e ideias através do corpo. • Espacialidade: A dança desenvolve a percepção espacial e a orientação no espaço. • Temporalidade: A dança trabalha com o tempo, desenvolvendo o senso de ritmo e a capacidade de sincronizar movimentos. (EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana. (EF03CG01) Criar formas de expressão corporal para expressar sentimentos, emoções e sensações. (EF12EF11) Experimentar e fruir diferentes danças e recriá-las
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Neste projeto a organização e a sua prática deverá promover nos jovens o interesse pela a expressão corporal como uma linguagem universal que conecta o corpo, a mente e o espírito, promovendo o bem-estar físico e emocional, o desenvolvimento cognitivo e a socialização. Ao explorar as diversas possibilidades da expressão corporal, podemos enriquecer nossas vidas e as vidas daqueles ao nosso redor com ou sem a ajuda da professora. Assim, para desenvolver as atividades descritas neste projeto iremos buscar realizar as seguintes ações: ➔ Roda de conversa; ➔ Leitura, em sala de aula, de textos musicais; ➔ Assistir as vários espetáculos musicais (a definir) via plataformas de vídeos; ➔ Assistir a um espetáculo musical ao vivo (a ser definido pela escola).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância se dará por meio de uma apresentação de um musical e de imagens das atividades realizadas em sala de aula ( a ser definido no decorrer da eletiva) na data escolhida pela escola.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Educação Física



    Eletiva nº 4 - Danças Tradicionais Brasileiras

    RESPONSÁVEL


    Professora Hélida

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o conhecimento, a valorização e a prática das danças tradicionais brasileiras entre os alunos do Ensino Fundamental, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades motoras, rítmicas e sociais, além de fortalecer a identidade cultural e o respeito pela diversidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Apresentação de dança.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição das atividades desenvolvidas pelos estudantes e apresentação de dança.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - Robótica Educacional

    RESPONSÁVEL


    Professor Igor

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto de Eletiva surgiu da observância e da necessidade de se incorporar no Centro de Ensino em Período Integral Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota novas ferramentas tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências que visam ser ferramentas auxiliares no processo de construção do conhecimento. Sabendo que as tecnologias fazem parte do cotidiano dos estudantes e visando tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais significativo, pensou-se em desenvolver em uma temática interdisciplinar que apresenta uma nova forma de utilização para as essas tecnologias. Durante as aulas de Eletiva Robótica Educacional os alunos são estimulados ao trabalho em equipe, com desafios e pesquisas para solução dos desafios propostos, linguagem de programação e assim vão desenvolvendo novas habilidades e competências. Os integrantes das equipes de robótica são selecionados durante as aulas e passam a integrar as equipes Danger’s Lego e Lego 9 3/4 que representam essa instituição de ensino nos eventos de robótica dentro da escola e nos eventos municipais, regionais e nacionais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto será desenvolvido a partir das seguintes fases, que são cíclicas: Contextualizar: contato com o tema a ser trabalhado (robótica na escola, evolução da robótica ao longo do tempo, conceitos tecnológicos e fundamentos da robótica). Nessa fase, o professor deve identificar os conhecimentos prévios do aluno e mobilizar novos conhecimentos relativos à temática. É nesse momento, também, que o professor deve apresentar uma situação problema para que o aluno resolva por meio da montagem e programação de robôs. Construir: construção de protótipos robotizados para solucionar as situações-problemas apresentadas pelo professor. Analisar a avaliação do processo de elaboração e programação dos protótipos, visando corrigir eventuais erros. Continuar: o professor propõe uma nova situação problema para incentivar e motivar o ensino aprendizado do aluno.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos robôs, competições externas de robótica e torneio interno de robótica.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 7 - Desenvolvimento e Vivências Corporais: Através das Práticas Coletivas do Esporte Voleibol

    RESPONSÁVEL


    Professora Rosângela

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Favorecer o desenvolvimento corporal assim como a aplicação de habilidades básicas dos esportes de voleibol, promover o conhecimento prática dos esporte como: área de jogo, contagem de pontos e outros, regras, habilidades motoras e outros, através dos jogos e dos esportes, possibilitando diferentes experiências relacionadas ao desenvolvimento corporal motor e as habilidades e competências esportivas como de rede e esportes de invasão.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover a prática, as vivências dos jogos e das práticas esportivas possibilita momentos de descontração e entretenimento, assim como o desenvolvimento corporal e social de nossos alunos. - favorecer as práticas das habilidades corporais - proporcionar vivência na práticas de jogos motores - proporcionar a prática das habilidades técnicas dos esportes como voleibol. - garantir vivência de cidadania e princípios éticos. - promover a socialização e interação entre os alunos - possibilitar vivência e experiências sobre o conhecimento do corpo humano. - possibilitar o conhecimento das marcações (figuras geométricas) dos espaços da quadra de cada esporte e de cada jogo. - Garantir o conhecimento sobre as regras dos jogos motores e dos esportes trabalhados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do Projeto Desenvolvimento e Vivências Corporais: Através das Práticas Coletivas do Esporte Voleibol, promoverá vivências e experiências de jogos esportivos, promoverá jogos esportivos internos na instituição em questão, campeonato entre alunos e turmas da eletiva, com premiação para primeiro, segundo e terceiro lugar, na modalidade esportiva trabalhada.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 8 - Narrativas e mitos indígenas

    RESPONSÁVEL


    Professora Ana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Os povos indígenas do Brasil possuem uma riquíssima cultura que é transmitida oralmente de geração em geração por meio de narrativas e mitos. Essas narrativas são importantes para a preservação da cultura e da identidade dos povos indígenas. As narrativas e mitos indígenas são um tesouro cultural que deve ser preservado, elas são uma parte importante da história e da identidade do Brasil. No Brasil, existem milhares de mitos indígenas diferentes, eles são contados por povos indígenas de todo o país, cada um com suas próprias histórias e tradições. Os mitos e narrativas indígenas são geralmente ricos em simbolismo e significados, eles podem ser usados para explicar o mundo natural, transmitir valores culturais e ensinar lições morais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Habilidades 1. Análise textual e cultural: o Identificar temas, personagens e ensinamentos presentes nos mitos indígenas, associando-os a contextos socioculturais específicos. 2. Interpretação simbólica: o Reconhecer os símbolos e metáforas nas narrativas indígenas, compreendendo seus significados e sua relação com a cosmovisão desses povos. 3. Produção criativa: o Criar textos, histórias ou apresentações inspirados nos mitos indígenas, promovendo releituras e adaptações contemporâneas. 4. Construção crítica: o Refletir sobre a importância da preservação das narrativas indígenas diante das influências da globalização e da urbanização. 5. Diálogo interdisciplinar: o Relacionar os mitos indígenas a temas como preservação ambiental, ciências naturais e história. 6. Prática de oralidade: o Recontar mitos indígenas, valorizando a tradição oral como um patrimônio cultural. 7. Contextualização histórica: o Localizar os contextos históricos e geográficos das narrativas indígenas, compreendendo a relação dessas histórias com as lutas territoriais e culturais. Percurso Metodológico: 1. Sensibilização: • Atividade inicial: Propor uma roda de conversa para explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre povos indígenas e suas histórias. Utilizar perguntas como: "O que vocês sabem sobre os povos indígenas?" ou "Já ouviram falar de algum mito indígena?". • Material de apoio: Exibição de imagens ou trechos de vídeos que mostrem a riqueza cultural dos povos indígenas, evitando estereótipos. 2. Apresentação das Narrativas e Mitos: • Selecionar narrativas e mitos indígenas de diferentes etnias, como os mitos da criação do mundo (ex.: o mito de Maíra, entre os Tupis) ou lendas relacionadas à natureza (ex.: a lenda da Vitória-Régia). • Realizar a leitura compartilhada dos textos ou a exibição de contações de histórias narradas por indígenas, se disponíveis em vídeo ou áudio. 3. Discussão e Reflexão: • Após a leitura, promover debates em pequenos grupos ou com a turma inteira. Questões norteadoras: o "Qual foi a mensagem principal da história?" o "Como o mito reflete a relação dos indígenas com a natureza e a espiritualidade?" o "O que podemos aprender com essa visão de mundo?" 4. Produção Criativa: • Pedir aos alunos que elaborem suas próprias narrativas inspiradas nos mitos indígenas. As produções podem incluir: o Contos escritos. o Desenhos ou pinturas representando os elementos dos mitos. o Apresentações teatrais ou dramatizações em grupo. 5. Conexão com Outras Áreas do Conhecimento: • Ciências: Explorar como os mitos explicam fenômenos naturais e compará-los com explicações científicas. • Geografia: Identificar no mapa as regiões de origem das etnias indígenas cujas histórias foram trabalhadas. • História: Contextualizar a importância das narrativas na preservação das culturas indígenas e discutir os impactos da colonização. Recursos Didáticos: • Livros de mitos indígenas, como "Contos Indígenas Brasileiros" de Daniel Munduruku. • Vídeos e áudios narrados por indígenas disponíveis em plataformas confiáveis. • Materiais de desenho e pintura.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Proposta para a Culminância: • Organizar uma exposição ou evento com as produções dos alunos. • Aplicar uma roda de conversa ou questionário reflexivo para avaliar o que foi aprendido, considerando os seguintes aspectos: o A compreensão das histórias e mitos. o A percepção dos alunos sobre a importância da valorização das culturas indígenas. o O desenvolvimento de habilidades criativas e reflexivas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia
    •  História



    Eletiva nº 10 - LETRAS EM MOVIMENTO: LETRAMENTO LITERÁRIO NA COMUNIDADE ESCOLAR

    RESPONSÁVEL


    Professora Dalva

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Propiciar um estudo sobre os diferentes gêneros textuais existentes com técnicas e atividades nas áreas: Língua Portuguesa, Humanas e da Natureza direcionadas ao aprimoramento e proficiência no ensino aprendizagem do estudante. Alfabetizar os estudantes; Incentivar a autoestima de estudantes que desistiram de aprender, pois deixaram de acreditar; Incentivar a leitura e produção textual de gêneros literários diferentes; Refletir sobre a forma mais adequada de leitura e escrita de textos; Estimular o gosto pela leitura, escrita e realização das atividades propostas; Aprimorar o conhecimento na leitura e na escrita nas diferentes áreas de conhecimentos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Serão utilizadas as estratégias de ensino como: Produção de Textos nas diferentes áreas de conhecimentos; Dinâmica de Integração e discussão sobre a proposta do projeto; Exposição teórica sobre os gêneros textuais; Estudos dos gêneros textuais observando semelhanças e diferenças, abrangendo as áreas de ciências humanas e da natureza; Leitura e análises de textos; Ver e analisar filmes; Roda de leitura Atividades prática de oralidade, de Leitura e de escrita de textos; Narração de histórias. Contos e outros; Contação de história (Projeto de vida) relatando fatos, habilidades e dificuldades no projeto de vida escolar; Produção de texto – escrita e reescrita. Pesquisa – nas bibliotecas, nos livros, jornais, revistas;  Socialização das atividades realizadas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do Projeto de Eletiva-Letramento, acontecerá em junho conforme organização da Coordenação junto aos demais professores desse Componente Curricular. Será apresentado e exposto: Painel com as produções feitas pelos alunos; Leitura de trechos de livros literários; Varal da felicidade.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 11 - Aprendendo Matemática Divertidamente

    RESPONSÁVEL


    Professora Glaucimeire

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Retomar conteúdos essenciais de matemática, permitindo que o aluno do ensino fundamental II tenha melhor desempenho na série em que estuda.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Durante as aulas serão realizadas as seguintes metodologias: • Explicação dos conteúdos básicos da matemática com algumas técnicas; • Resolução de exercícios; • Resolução de problemas matemáticos; • Demonstração prática de certos conceitos matemáticos; • Trabalhos de pesquisa; • Trabalhos de investigação; • Realização de jogos matemáticos; • Resolução de questões que envolvam lógica; • Competições entre os alunos, com o objetivo de instigá¬los ao conhecimento.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Demonstração dos materiais desenvolvidos em sala de aula em stands, permitindo que os visitantes participem resolvendo os blocos de atividades e dos jogos matemáticos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História
    •  Matemática



    Eletiva nº 12 - Jogos e Brincadeiras: Socializando e Aprendendo - GEOJOGOS

    RESPONSÁVEL


    Professor Júnior

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Uma eletiva de jogos e brincadeiras pode ser justificada pelo fato de que eles são uma forma de aprendizado prazeroso e lúdico, que contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes como: Promover a socialização e a interação afetiva, desenvolver a criatividade e a autonomia, melhorar a concentração e a atenção, Auxiliar no entendimento das regras e limites, estimular a curiosidade e a autoconfiança além de contribuir para o desenvolvimento físico e cognitivo. Esta eletiva visa resgatar o lado criança dos estudantes, visto que muitos estão na faixa etária da transição entre a criança e o adolescente, além de contribuir para a formação integral e como momento de aprendizagem e distração durante este período que todos estão no ambiente escolar.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Vivenciar/aprender/ praticar as regras e sistemas de: • Jogos de salão: tênis de mesa, pebolim dentre outros. • Jogos de tabuleiro: war, banco imobiliário, jogo da vida, imagem e ação, detetive, dama, dominó, ludo dentre outros • Jogos com cartas: uno, baralho • Quebra-Cabeça pedagógicos (mapa mundo e mapa do Brasil) • Pesquisar, estudar e conhecer jogos de outros países • Jogos de perguntas e respostas (quis) sobre os temas estudados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • SERÁ PROSTO UM QUIS DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História



    Eletiva nº 13 - Maratona para o Ideb

    RESPONSÁVEL


    Prof. Maurício

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Dinamizar as aulas de matemática de modo que os estudantes participem ativamente construindo seus conhecimentos e com isso elevar a proficiência dos mesmos tanto nas avaliações internas quanto externas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas; Desenvolver habilidades de estimar, criar estratégias e calcular; Incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo e a criar e respeitar regras; Aumentar a proficiência dos estudantes em relação aos descritores de matemática com baixa proficiência. Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos com o intuito de elevar os índices da escola nas avaliações externas (Saego e Saeb).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Um estudante irá apresentar para a comunidade escolar o que ele aprendeu durante sua participação nas aulas de eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 14 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS 5RS: VIDA E PRÁTICA

    RESPONSÁVEL


    VALESKA GOUVEA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A educação ambiental (EA), no contexto escolar, vem sendo objeto de discussão quanto a implantações de ações educativas no currículo, em função de campanhas que visam atingir a sua comunidade e de seu entorno frente a uma melhor qualidade de vida. A escola é o principal lugar que pode desempenhar uma profunda mudança no entendimento e comportamento das pessoas. No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentaram o “meio ambiente” como tema transversal nos Currículos do Ensino Fundamental e Médio, no qual pretendem "contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global" (BRASIL, 2000). Porém, em geral, observa-se dificuldade por parte do professor da educação básica em inserir os fundamentos da EA em suas práticas pedagógicas. Assim sendo, o presente estudo configura-se como uma ferramenta estruturante para o planejamento e execução da EA enquanto política pública, por meio do conhecimento e debate, com os alunos do CEPI Dr. Antônio Gomes da Frota, sobre o manejo correto de resíduos sólidos gerados pela população para que relacionem, segundo descrito no PCN-Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (2000), a degradação ambiental com os agravos à saúde. A degradação do ambiente é citada por Schimidt (2006) como condição favorável ao aparecimento das doenças reemergentes e emergentes fazendo-se necessário priorizar a tomada de decisões sobre ambiente e saúde incluindo serviços de obrigação do Estado. A partir do desenvolvimento de um trabalho voltado para a problemática do lixo urbano e os impactos causados à saúde e ao meio ambiente, os alunos são provocados a refletir e questionar sobre ações negativas do cotidiano. Para a construção desse conhecimento serão desenvolvidas ações educacionais que promovam um melhor entendimento desta política na escola e que este conhecimento seja de forma vinculado de forma sistematizada na comunidade local. Provocando no corpo discente um olhar crítico e responsável com relação à conservação e preservação do meio ambiente. Entender que a mesma pode ser realizada em sua casa, sua escola, sua rua, sua comunidade etc. Assim, a EA para ser um instrumento formativo, necessitando de operacionalização inter e multidisciplinar, objetivando a formação de uma consciência crítica das relações causa-efeitos e direitos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O objetivo desse trabalho teórico/prático é: ampliar o debate sobre sustentabilidade e propor práticas educativas sobre os cinco 5Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Repensar, a partir da escola, levando os alunos a uma ação proativa, ou seja, que tenham por conta própria atitudes ambientalmente corretas não somente no dia a dia escolar, mas também, levando esses conhecimentos e prática para suas vidas. 2.1 Objetivos Específicos O objetivo do projeto é trabalhar com cada um dos cinco 5Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Repensar, explorando suas percepções nos alunos do CEPI Dr. Antônio Gomes da Frota. Assim sendo, se propõe também como objetivos específicos: • Analisar os riscos ambientais do mau uso dos recursos naturais e suas consequências. • Incentivar que estudem e entendam as principais causas da poluição e, que contribuam com a reciclagem a partir de sua escola, sua casa, seu bairro e sua cidade. • Compreender a importância do uso de tecnologias mais limpas, e dos reflorestamentos. • Entender os males provocados pelas queimadas, desmatamentos e atividades predatórias. • Proporcionar através das atividades propostas no projeto a melhoria do ambiente escolar. • Propagar de maneira correta os conceitos sobre educação ambiental. • Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no projeto, tanto na comunidade escolar, quanto em seu bairro.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A partir das aulas envolvendo a temática e das atividades desenvolvidas durante o semestre, o intuito é promover uma atividade prática que contextualize o aluno ao tema, construindo-o como ser ativo no processo de ensino-aprendizagem e no próprio meio ambiente. Para Lima (2004), a escola pode ser considerada um local privilegiado para o estabelecimento de informações e conexões, como uma das formas de se criar caminhos e possibilidades que impulsionem o estudante a ter pensamentos cidadãos, podendo entender seu compromisso e seu papel no ambiente. A educação formal, então, se apresenta como um terreno importante para a propagação de princípios relacionados com a sustentabilidade. A construção do mural da reciclagem será a principal proposta para a Culminância, tendo como objetivo a abertura de um espaço para reflexão acerca da grande quantidade de tempo de degradação dos materiais que utilizamos no dia a dia. Vários objetos como CDs, copos e garrafas de plástico, isopor, canudos, lâminas de vidro, chiclete, papelão, pilhas, palitos de picolé, latinhas de refrigerante, luvas de látex, tampinhas de plástico, nylon e diversas embalagens puderam ser utilizados para ilustrar a situação. Com a datação do tempo de decomposição ao lado de cada material, os estudantes poderão perceber a problemática instaurada devido à falta de conscientização e o descarte inadequado. Serão apresentados os resultados do Trabalho de Coleta Seletiva realizado na escola ao longo do semestre, denotando a aprendizagem dos alunos quanto a identificação dos recipientes próprios para cada tipo de lixo (armazenamento). Aliado a isso, será feita uma exposição de todos os objetos criados pelos alunos no decorrer da eletiva (brinquedos, customização de roupas, utensílios diversos etc.).
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências



    Eletiva nº 15 - CINEMA NA ESCOLA: UMA FORMA DE INTERAÇÃO SOCIAL, REFLEXÃO, APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO DO SUJEITO

    RESPONSÁVEL


    Professora Luciene

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Objetos de conhecimento A história do cinema. Gêneros cinematográficos. A indústria cultural (arte ou indústria: existe essa diferença?). O cinema como ponto de referência de costumes, ideologias e consumo. Tecnologias na produção cinematográfica (som, cor, formatos, 3 dimensões, etc.). O cinema hoje e o de amanhã: os impactos do streaming. Cinema no Brasil: o surgimento, as desigualdades de acesso para a população em geral, a indústria brasileira.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Estudo e pesquisa • Construir ações através das artes visuais. • Assistir filmes de diferentes gêneros e épocas. • Discutir enredo, mensagem e contexto histórico; • Problematizações de questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais por meio de exercícios e improvisações direcionadas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância se dará com a apresentação do estudo e trabalho realizado no decorrer do semestre com a criação de um enredo e a filmagem de um curta e sua premier.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa