MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
A educação ambiental (EA), no contexto escolar, vem sendo objeto de discussão quanto a implantações de ações educativas no currículo, em função de campanhas que visam atingir a sua comunidade e de seu entorno frente a uma melhor qualidade de vida. A escola é o principal lugar que pode desempenhar uma profunda mudança no entendimento e comportamento das pessoas.
No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentaram o “meio ambiente” como tema transversal nos Currículos do Ensino Fundamental e Médio, no qual pretendem "contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global" (BRASIL, 2000). Porém, em geral, observa-se dificuldade por parte do professor da educação básica em inserir os fundamentos da EA em suas práticas pedagógicas.
Assim sendo, o presente estudo configura-se como uma ferramenta estruturante para o planejamento e execução da EA enquanto política pública, por meio do conhecimento e debate, com os alunos do CEPI Dr. Antônio Gomes da Frota, sobre o manejo correto de resíduos sólidos gerados pela população para que relacionem, segundo descrito no PCN-Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (2000), a degradação ambiental com os agravos à saúde. A degradação do ambiente é citada por Schimidt (2006) como condição favorável ao aparecimento das doenças reemergentes e emergentes fazendo-se necessário priorizar a tomada de decisões sobre ambiente e saúde incluindo serviços de obrigação do Estado. A partir do desenvolvimento de um trabalho voltado para a problemática do lixo urbano e os impactos causados à saúde e ao meio ambiente, os alunos são provocados a refletir e questionar sobre ações negativas do cotidiano.
Para a construção desse conhecimento serão desenvolvidas ações educacionais que promovam um melhor entendimento desta política na escola e que este conhecimento seja de forma vinculado de forma sistematizada na comunidade local. Provocando no corpo discente um olhar crítico e responsável com relação à conservação e preservação do meio ambiente. Entender que a mesma pode ser realizada em sua casa, sua escola, sua rua, sua comunidade etc. Assim, a EA para ser um instrumento formativo, necessitando de operacionalização inter e multidisciplinar, objetivando a formação de uma consciência crítica das relações causa-efeitos e direitos.