Eletiva nº 2 - Performance: Vivência no Espaço Escolar

RESPONSÁVEL


Professor Cris Artes

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Experimentar possibilidades de realizações em produção cênica através da ressignificação do espaço escolar a partir da arte da performance como uma modalidade híbrida que mescla diversas linguagens artísticas como teatro, música, dança e artes visuais como forma de potencializar as ações de ensino e aprendizagem nas aulas de Artes e se ressignificação do espaço cotidiano, do Centro de Estudo em Período Integral – Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota, em Goiânia-Goiás.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Teatro, dança, música e artes vísuais
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Para a realização das performances elaboradas/ concebidas nesta Eletiva, propõe-se a apresentação de cenas performáticas em data a ser definida pela coordenação escolar, sendo apresentações de estéticas cênicas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 17 - Coral Escolar "Vozes do FROTA"

    RESPONSÁVEL


    Professora Meiry

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • 1. A música é um instrumento pedagógico poderoso, capaz de promover o desenvolvimento global do ser humano, especialmente na fase da pré-adolescência, marcada por intensas transformações emocionais e sociais. A criação de um coral escolar oferece um espaço de expressão artística, fortalecimento da autoestima, trabalho em equipe e pertencimento à comunidade escolar. Além disso, a música, como linguagem universal, favorece a formação ética, estética e crítica dos alunos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 2. Desenvolver habilidades artísticas, sociais e cognitivas por meio da prática coral, incentivando o protagonismo juvenil e o engajamento na vida escolar. 3. Objetivos : Geral: Desenvolver habilidades artísticas, sociais e cognitivas por meio da prática coral, incentivando o protagonismo juvenil e o engajamento na vida escolar. Específicos: • Trabalhar a expressão vocal e corporal; • Estimular a percepção auditiva, sensibilidade e criatividade; • Desenvolver noções básicas de teoria musical e técnica vocal; • Promover a disciplina, o respeito e o trabalho coletivo; • Integrar a música aos conteúdos curriculares, fortalecendo aprendizagens significativas. 4. Metodologia • Adesão Voluntária: Divulgação nas turmas e inscrição dos interessados. • Ensaios Regulares: Uma vez por semana, com duração entre 60 a 90 minutos. • Dinâmicas Musicais: Jogos vocais, atividades rítmicas e exercícios de escuta. • Repertório Variado: Canções populares, folclóricas, temáticas e músicas ligadas a projetos interdisciplinares. • Criação Coletiva: Envolvimento dos alunos na escolha e interpretação das músicas. • Apresentações Pública: Culminância das Eletivas. 5. Ensaios Regulares: Realizar ensaios semanais . 6. Trabalhar: Afinação e ritmo. Respiração e articulação das palavras. Expressão corporal e facial. Interpretação das letras. 7. Recursos Necessários:: Letra das músicas impressas. Espaço para ensaios - sala 4 , onde tem TV . Caixa de som. Figurino (opcional). Materiais para decoração (papel, tinta, cartolina etc.).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 8. Apresentação da Culminância: Montar o ambiente com cuidado e carinho. Ensaiar a ordem de entrada, fala de abertura e despedida. Apresentar com apoio da equipe escolar e da comunidade, se possível. 9. Avaliação e Encerramento: Fazer uma roda de conversa com os alunos após a apresentação para refletirem sobre a experiência. Entregar certificados simbólicos ou lembranças. Estimular o interesse contínuo pela música e pelas artes. Bibliografia: Site: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2017. Site: https://drive.google.com/drive/folders/1r-N26MCtLWo2F8H17uPHnKqQxAzWtkOv controlador.php_ELETIVA Site: https://youtu.be/yBtlMy4vJY8?si=VhP-KdkDmJhcuMIv Site: https://www.semedananindeua.pa.gov.br/projetos-educacionais/projeto-m%C3%BAsica-na-escola Este projeto poderá sofrer alterações ou adaptações ao longo do semestre
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 19 - TENIS DE MESA - PING PONG

    RESPONSÁVEL


    Professor Júnior

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • - Desenvolver habilidades motoras básicas, como coordenação, equilíbrio e agilidade; - Promover a prática de atividade física regular e saudável; - Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos; - Introduzir conceitos básicos do tênis de mesa, como regras e técnicas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto de tênis de mesa para ensino fundamental visa promover a prática de atividade física saudável e divertida, enquanto desenvolve habilidades motoras e sociais importantes. Com uma abordagem lúdica e interativa, esperamos que os alunos se divirtam e aprendam ao mesmo tempo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Torneio de Ping Pong
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Geografia



    Eletiva nº 20 - Cultura em Rotas

    RESPONSÁVEL


    Professora Hélida

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o conhecimento e a valorização da diversidade cultural mundial por meio da exploração turística de diferentes países, estimulando nos estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) o respeito às diferenças, o interesse por outras realidades e o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, comunicação e criatividade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Cálculos de custos de viagem, comidas típicas, danças tipicas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Degustação de comidas típicas, apresentação de danças tipicas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Espanhol
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 21 - Contar, comer e ganhar

    RESPONSÁVEL


    Professora Glaucimeire

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto de Eletiva foi desenvolvido pela necessidade de aproximar teoria e prática na significação dos conteúdos e competências necessárias para o nosso público alvo, unindo os conteúdos da BNCC com as boas práticas trazidas pelos alunos, de suas famílias, e pela professora responsável pela realização do projeto, e, nessa troca de experiências, percebemos como as aulas práticas servem para estimular o conhecimento de alguma disciplina.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O projeto acontecerá através de aulas dinâmicas e práticas, a qual o aluno não só fará parte da facção das receitas, e realizará outras, como se envolverá no planejamento e replicabilidade das mesmas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação e “simulação de venda” dos produtos produzidos na Eletiva, bem como as embalagens para a apresentação dos referidos produtos, na Barraca de guloseimas que se fará presente no dia da Culminância das eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 22 - História afro e indígena

    RESPONSÁVEL


    Professora Ana

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A História afro e indígena, é proposta para que os alunos conheçam como se deu a construção da identidade e formação do Brasil, destacando a importância dos povos indígenas, dos africanos, bem como suas lutas pela superação do racismo e das desigualdades, reconhecimentos e valorizações de elementos fundamentais e alicerçais de nossa história. Além de estar sintonizada com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, é de suma importância para despertar a sensibilidade acerca da histórica e cultura dos povos afro e indígenas. Embora tal contribuição seja trabalhada de maneira esparsa ao longo de outras áreas de conhecimento, entende-se que seja de grande valia a concentração historiográfica, teórica e metodológica deste campo de estudos em uma eletiva.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas e dialogadas com textos, vídeos e músicas. • Rodas de conversa e debates sobre identidade, racismo e diversidade cultural. • Pesquisa em grupo sobre culturas afro e indígenas (história, festas, religião, arte, gastronomia, lutas atuais). • Visitas (se possível) a museus, centros culturais ou participação de palestrantes indígenas e afrodescendentes. • Oficinas culturais: confecção de artesanato, máscaras, instrumentos, culinária, dança, capoeira, contação de mitos e lendas. • Produção de murais, exposições, podcast, vídeos e textos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Murais, cartazes e painéis. • Podcast ou série de vídeos. • Exposição artística com objetos, instrumentos, artesanato e vestimentas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 26 - VOLEIBOL: Praáticas Coletivas do Esporte

    RESPONSÁVEL


    Professora Rosângela

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a prática, as vivências dos jogos e das práticas esportivas possibilita momentos de descontração e entretenimento, assim como o desenvolvimento corporal e social de nossos alunos. Ao definir o Projeto de Eletiva Voleibol: Prática Coletivas do Esporte, para desenvolver no CEPI Dr. Antonio Raimundo Gomes da Frota foi observados alguns elementos relacionados ao processo de ensino aprendizagem, tendo em relevância as dificuldades e desempenho apresentadas nos resultados das avaliações interna e externa ( avaliações de bloco, avaliações SAEGO e SAEB) do CEPI em questão. O Projeto para auxiliar nas dificuldades de aprendizado do aluno, no desenvolvimento do conhecimento geral, buscaram auxiliar no conhecimento sobre o conhecimento sobre corpo humano, buscamos dados junto as provas diagnósticas (internas e externas), resultados da prova de bloco, assim como auxiliar nas atividades de nivelamento da instituição em questão. Essas práticas corporais nos possibilitará o desenvolvimento de habilidades motoras juntamente com as habilidade técnicas de fundamentos esportivos do esporte voleibol.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Favorecer o desenvolvimento corporal assim como a aplicação de habilidades básicas dos esportes de voleibol, promover o conhecimento prática dos esporte como: área de jogo, contagem de pontos e outros, regras, habilidades motoras e outros, através dos jogos e dos esportes, possibilitando diferentes experiências relacionadas ao desenvolvimento corporal motor e as habilidades e competências esportivas como de rede e esportes de invasão. Objetivo Específico: - favorecer as práticas das habilidades corporais - proporcionar vivência na práticas de jogos motores - proporcionar a prática das habilidades técnicas dos esportes como voleibol. - garantir vivência de cidadania e princípios éticos. - promover a socialização e interação entre os alunos - possibilitar vivência e experiências sobre o conhecimento do corpo humano. - possibilitar o conhecimento das marcações (figuras geométricas) dos espaços da quadra de cada esporte e de cada jogo. - Garantir o conhecimento sobre as regras dos jogos motores e dos esportes trabalhados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do Projeto Práticas Coletivas do Esporte Voleibol, promoverá vivências e experiências de jogos esportivos, promoverá jogos esportivos internos na instituição em questão, campeonato entre alunos e turmas da eletiva, com premiação para primeiro, segundo e terceiro lugar, na modalidade esportiva trabalhada.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 27 - Sing It Out! Aprendendo Inglês com Música

    RESPONSÁVEL


    Professora Luciene

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver o interesse e a compreensão da língua inglesa através da prática musical, promovendo o aprendizado de vocabulário, pronúncia e cultura. A eletiva culminara em uma apresentação musical com canções em inglês.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • - Dinâmicas de integração e percepção musical - Apresentação da proposta e dos objetivos - Roda de conversa sobre músicas favoritas em inglês - Atividade: 'Qual música combina comigo?' (com escolha de trechos curtos) Etapa 2 Compreensão e Pronúncia (Semanas 35) - Escolha colaborativa de 3 a 5 músicas para trabalhar - Tradução e análise das letras em grupo - Atividades de vocabulário e pronúncia (karaokê, trava-línguas, leitura rítmica) - Introdução a técnicas vocais básicas (respiração, articulação) Etapa 3 Ensaio e Preparação (Semanas 610) - Divisão dos alunos em solos, duetos e grupos - Ensaios regulares por música - Oficinas de performance (expressão corporal, microfone, postura) - Ensaio com acompanhamento (playback ou instrumentos, se houver) Etapa 4 Produção do Evento (Semanas 1113) - Criação de nome para o show - Definição de figurinos, ordem das músicas e roteiro de apresentação - Confecção de convites e divulgação na escola - Ensaio geral com todos os grupos
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Etapa 5 Culminância (Semana 14 ou 15) - Apresentação musical aberta para a comunidade escolar - Gravação ou registro fotográfico do evento - Roda final de avaliação e depoimentos dos alunos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 28 - FROTA NEWS - O Jornal escolar como ferramenta de expressão, comunicação e participação estudantil

    RESPONSÁVEL


    VALESKA GOUVEA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A produção de um jornal escolar é uma excelente ferramenta de promoção do protagonismo estudantil, desenvolvimento da escrita, estímulo à leitura crítica e fortalecimento da identidade da comunidade escolar. O projeto “Frota News” tem como proposta construir, com os estudantes, uma publicação quinzenal que registre os principais acontecimentos da escola, os fatos da rotina dos estudantes, os eventos acadêmicos e culturais, informes institucionais e até uma seção leve e descontraída, com “fofocas do bem” que valorizem a convivência positiva e o bom humor.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Será promovido um evento de lançamento da última edição do semestre com apresentação dos bastidores da produção, agradecimentos e premiação simbólica dos estudantes mais engajados em cada função do jornal. O objetivo é valorizar o protagonismo estudantil e apresentar à comunidade escolar os frutos do trabalho colaborativo desenvolvido ao longo da eletiva.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância acontecerá com a exposição das edições quinzenais do jornal em um mural interativo da escola e em formato digital, com destaque para as produções de maior repercussão.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa