Com o acesso ao clube juvenil “Ela Dança, Eu Danço" por meio de agrupamento das juventudes, o Clube Juvenil tem objetivo criar um espaço para jovens estudantes onde poderão desenvolver suas habilidades com a dança, relacionadas às suas experiências e necessidades no intuito de propiciar a autonomia, o trabalho em equipe, a auto-organização e tomadas de decisões, entre outras. Segundo Dayrell (2006), é fundamental que a escola nas suas discussões e decisões possibilite experiências culturais significativas no âmbito da sociabilidade juvenil.
Um aspecto fundamental deste Protagonismo Juvenil “Ela Dança, Eu Danço", é a possibilidade de interação entre os sujeitos representados pelas juventudes na escola, com conhecimentos, características e diferentes experiências de vida. Isso permite aos jovens estudantes desenvolverem ações juntos em função dos seus interesses, buscando transformações pessoais e coletivas, que ultrapassem o espaço escolar.
As atividades práticas do PJ Ela Dança, eu Danço ofertará, oficinas de dança, atividades que estimulam a expressão corporal, bem como a comunicação.
A culminância será por meio de espetáculos de dança , a ser apresentado ao público escolar, durante o ano letivo , em momentos festivos na escola, e no final do ano , no encerramento das atividades do PJ e das Eletivas.
Goiânia, Janeiro 2025
Eletivas :
Datas Comemorativas
Escola: CEPI – Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota
Professor idealizador: Dalva Gonçalves Pereira
Áreas do conhecimento envolvidas: Todas as disciplinas ministradas na escola
Professora colaboradora: Marilze Dourado
Justificativa:
A escola tem a responsabilidade de transmitir a educação formal aos alunos, mas ela também pode ir muito além disso.
Deve entrar no projeto político-pedagógico da educação básica a abordagem de aspectos culturais da sociedade. Uma ótima forma de se fazer isso é aproveitar as datas comemorativas com seus alunos.
Cada data está conectada a algum aspecto fundamental do mundo, da sociedade ou da história.
Portanto, explorar datas comemorativas na educação básica é uma ótima maneira de conscientizar os alunos a respeito de temas importantes da nossa cultura, com a vantagem de poder contextualizá-los.
A grande questão ao se trabalhar datas comemorativas na educação básica é como abordá-las com os alunos de forma que eles entendam seu real significado.
Muitas dessas datas são feriados, e isso, de certo modo, desvia o foco do motivo da importância de tais dias no calendário. O primeiro passo, então, é vincular esses dias especiais ao seu verdadeiro sentido, seja pela importância histórica, cultural ou outra.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
o Promover a socialização entre a comunidade escolar;
o Possibilitar ao aluno a manifestação de suas habilidades e competências;
o Resgatar valores familiares e cívicos por meio de homenagens e apresentações;
o Sensibilizar o aluno para a prática de atividades lúdicas e históricas como forma de ampliar o conhecimento.
Será realizada durante o ano letivo, por meio das atividades propostas, observando a apropriação do conhecimento que o aluno adquiriu durante a sua participação ativa nos trabalhos.
A avaliação é apenas um dos recursos que será utilizado pelos envolvidos e propiciará uma oportunidade para a formação do cidadão.
No desenvolvimento deste plano, sugerimos levar os estudantes a refletir, a partir das suas experimentações, sobre o jogar e brincar, com ênfase no reconhecimento dessas práticas em diferentes momentos históricos - passado e presente - no âmbito familiar.
Habilidades BNCC:
EF12
EF01
EF12
EF02
EF12
EF03
EF12
EF04
Objeto de conhecimento
Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
Objetivos de aprendizagem
Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
Reconhecer o jogar e brincar vivenciados em diferentes momentos históricos no âmbito familiar.
Investigar jogos e brincadeiras junto aos familiares, identificando as principais práticas vivenciadas por eles.
Comparar as características de movimentação das brincadeiras e dos jogos relatados e que praticam nos dias de hoje.
Competências gerais
1. Repertório cultural
2. Trabalho e projeto de vida
3. Empatia e cooperação
Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras
SERÁ PROPOSTO UMA DINAMICA COM OS ALUNOS DE OUTROS CLUBES, PROFESSORES, E PAIS
Muitos jovens enfrentam desafios ao escolher uma profissão, devido à falta de informações sobre carreiras e o mercado de trabalho. O Clube Juvenil "Desvendando as Profissões" tem como objetivo ajudar os participantes a conhecer diferentes áreas profissionais, entender suas exigências e explorar seus interesses e habilidades.
O clube pode funcionar com encontros semanais ou quinzenais, com atividades variadas, como:
Palestras e bate-papos com profissionais de diferentes áreas.
Visitas técnicas a empresas, universidades e centros de formação.
Oficinas práticas para experimentação de diferentes profissões.
Mentorias e dinâmicas vocacionais para ajudar os jovens a descobrirem seus interesses.
Projetos e desafios para desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e criatividade.
Possíveis Formatos de Culminância (dependerá do desenvolvimento do clube)
1️⃣ Feira de Profissões
2️⃣ Painel de Experiências e Depoimentos
3️⃣ Desafio Profissional
4️⃣ Mostra de Projetos e Oficinas
No desenvolvimento deste plano, sugerimos levar os estudantes a refletir, a partir das suas experimentações, sobre o jogar e brincar, com ênfase no reconhecimento dessas práticas em diferentes momentos históricos - passado e presente - no âmbito familiar.
Habilidades BNCC:
EF12EF01 EF12EF02 EF12EF03 EF12EF04
Objeto de conhecimento
Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
Objetivos de aprendizagem
Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
Reconhecer o jogar e brincar vivenciados em diferentes momentos históricos no âmbito familiar.
Investigar jogos e brincadeiras junto aos familiares, identificando as principais práticas vivenciadas por eles.
Comparar as características de movimentação das brincadeiras e dos jogos relatados e que praticam nos dias de hoje.
Competências gerais
3. Repertório cultural
6. Trabalho e projeto de vida
9. Empatia e cooperação
Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.
Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras
SERÁ PROPOSTO UMA DINAMICA COM OS ALUNOS DE OUTROS CLUBES, PROFESSORES, E PAIS
VISÃO: Conscientizar a comunidade sobre a importância de preservação do Patrimônio Material, sendo o patrimônio público escolar.
MISSÃO: O clube juvenil tem como missão propiciar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do patrimônio público escolar através de diversas ações que potencialize a conservação do espaço escolar.
OBJETIVO: Promover ações que estimulem a conscientização de toda comunidade escolar, quanto a valorização, conservação e preservação do patrimônio público escolar.
VALORES: Compromisso, conscientização e preservação do patrimônio público escolar.
Desenvolver momentos de reflexão sobre a responsabilidade de conservação do Patrimônio Público;
Incentivar a preservação de todos os materiais da escola: carteiras, cadeiras, portas, ventiladores, pratos, copos, colheres, livros didáticos e materiais da biblioteca;
Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se parte dele, compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida;
Adotar uma atitude responsável em relação a preservação do Patrimônio Escolar Público e sua relação com a comunidade;
PRIORIDADES: Mobilizar a comunidade escolar a manter a preservação estrutural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel de cidadão na comunidade de forma que se apropriem do Patrimônio Público Escolar e assumam a responsabilidade de preserva-lo.
Realização das práticas semanalmente.
• Desenvolver Habilidades Criativas: Capacitar os alunos para criar e desenvolver suas próprias peças de moda, explorando diferentes técnicas e materiais.
• Incentivar o Empreendedorismo: Estimular o espírito empreendedor dos alunos, ensinando conceitos de planejamento, produção e comercialização de produtos de moda.
• Promover a Expressão Pessoal: Fomentar a expressão pessoal e a autoestima dos alunos através da criação de peças de moda que reflitam suas identidades e culturas.
• Valorizar a Diversidade Cultural: Destacar a importância da diversidade cultural na moda, incentivando os alunos a explorarem e valorizar diferentes estilos e tradições.
VALORES:
• Criatividade: Incentivar a inovação e a originalidade nas criações dos alunos.
• Empoderamento: Promover a autonomia e a confiança dos alunos em suas habilidades e decisões.
• Diversidade: Valorizar e respeitar as diferentes culturas e estilos presentes na moda.
• Colaboração: Fomentar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos.
● Desenvolvimento de Coleções: Alunos criando e apresentando suas próprias coleções de moda.
● Aumento da Autoconfiança: Alunos mais confiantes em suas habilidades criativas e empreendedoras.
● Valorização da Cultura: Alunos demonstrando maior apreciação e respeito pela diversidade cultural na moda.
Desenvolvimento de Coleções: Alunos criando e apresentando suas próprias coleções de moda.
Ser reconhecido como um projeto educacional de excelência, promovendo a prática do futsal como ferramenta de integração, desenvolvimento físico e social, sendo implementado de forma sustentável e com grande adesão dos alunos no ambiente.
Oferece aos alunos do ambiente escolar a oportunidade de participar ativamente da prática do futsal, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, social e emocional, por meio de atividades que promovem o trabalho em equipe, e o desenvolvimento social e habilidades motoras.
• Objetivos Específicos :
◦ Estimular desenvolvimento motor.
◦ Desenvolver habilidades motoras do futsal.
◦ Desenvolver habilidades dos fundamentos do futsal.
◦ Realizar para jogos coletivos entre os participantes do projeto.
◦ Estimular trabalhos em equipes e momentos sócio afetativos.
◦ Proporcionar momentos de jogos e competição
Resultados Esperados
• Aumento dos momentos de interação e socialização do grupos através da prática do futsal, no ambiente estolar.
• Melhora as relações e convivência entre participares no ambiente escolar.
• Que á prática e o desenvolvimento das habilidade dos fundamentos do futsal.
• Aumento da participação das aulas nas atividades
• Melhora nas habilidades motoras e técnicas dos alunos no futsal.
• Fortalecimento dos laços de amizade e colaboração entre estudantes.
Ao longo da implementação do projeto, será desenvolvido práticas esportivas referentes ao futsal. Desenvolvendo jogos e competições entre os participantes do Projeto. Buscar interação acom outras unidades escolares para vivenciar a prática esportiva do futsal.
● VISÃO : Trazer o cinema para a comunidade escolar não apenas como entretenimento, mas como material didático, como fonte de informação, como registro de uma época e história, bem como, em muitos momentos, servindo como instrumento ideológico que ajuda na construção das identidades individuais e coletivas. Juntamente com as séries e jogos trazer uma diversidade e interação entre os alunos aprendendo a parte cultural.
◼ MISSÃO: Utilizar os filmes e séries e jogos no universo escolar como ferramenta para estimular a criticidade, a formação de um sujeito criativo e crítico e aumentar o seu raciocínio lógico. Reconhecer e conseguir fazer a simetria entre aquilo que é exposto no filme e a realidade.
Serão utilizadas, durante o desenvolvimento do Clube Juvenil Mundo Gamer, metodologias ativas como: filmes e vídeos; mapa mentais e campeonatos de jogos; trabalhos em dupla ou equipes; resolução colaborativa de desafios; situações problema; provocação ou estímulos, técnica de perguntas e respostas geradoras de conhecimento; quadro-esquema; sala invertida; exposições, palestras. Com o objetivo de promover a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento.
Que os alunos possam compreender a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento: Humanas, História e Geografia; Linguagens, Língua Portuguesa, Ciências, Literatura; Arte (Artes Visuais - Cinema/Sétima Arte) e Matemática; e temas Transversais, através do estudo, debates e interpretação de textos e filmes. Assistir, analisar e debater a seleção de longas e outros, indicados ou premiados no Oscar ou não, entender e conseguir relacionar os filmes e temas trabalhados com os componentes curriculares e com a realidade individual e coletiva. Analisar jogos lançamentos e educativos para ajudar no desenvolvimento do clube.
Ser reconhecido como um projeto educacional de excelência, promovendo a prática do futsal como ferramenta de integração, desenvolvimento físico e social, sendo implementado de forma sustentável e com grande adesão dos alunos no ambiente.
Oferece aos alunos do ambiente escolar a oportunidade de participar ativamente da prática do futsal, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, social e emocional, por meio de atividades que promovem o trabalho em equipe, e o desenvolvimento social e habilidades motoras.
• Objetivos Específicos :
◦ Estimular desenvolvimento motor.
◦ Desenvolver habilidades motoras do futsal.
◦ Desenvolver habilidades dos fundamentos do futsal.
◦ Realizar para jogos coletivos entre os participantes do projeto.
◦ Estimular trabalhos em equipes e momentos sócio afetativos.
◦ Proporcionar momentos de jogos e competição
Resultados Esperados
• Aumento dos momentos de interação e socialização do grupos através da prática do futsal, no ambiente estolar.
• Melhora as relações e convivência entre participares no ambiente escolar.
• Que á prática e o desenvolvimento das habilidade dos fundamentos do futsal.
• Aumento da participação das aulas nas atividades
• Melhora nas habilidades motoras e técnicas dos alunos no futsal.
• Fortalecimento dos laços de amizade e colaboração entre estudantes.
Ao longo da implementação do projeto, será desenvolvido práticas esportivas referentes ao futsal. Desenvolvendo jogos e competições entre os participantes do Projeto. Buscar interação acom outras unidades escolares para vivenciar a prática esportiva do futsal.
O projeto Dança que encanta, no espaço escolar, tende a desenvolver e promover a inclusão social no espaço escolar e o desenvolvimento corporal artístico de indivíduos de diferentes faixas etárias e realidades socioeconômicas, através da dança, como ferramenta de expressão cultural, educação e transformação pessoal. O projeto visa criar um ambiente acolhedor e motivador para o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes, através do movinto e da dança.
◦ Estimular a coordenação motora, a expressão corporal e a criatividade dos alunos.
◦ Desenvolver o senso rítmico, a musicalidade e a apreciação estética.
◦ Promover a socialização, o trabalho em equipe e o respeito às diferenças.
◦ Difundir a cultura da dança na comunidade escolar, através de apresentações e eventos.
◦ Formar alunos multiplicadores, capazes de compartilhar seus conhecimentos e experiências com outros colegas.
Ao longo da implementação do projeto, será desenvolvido práticas de danças no espaço escolar. Durante o percurso os integrantes do Clube irão definir como realização a culminância do Projeto Dança que encante, no espaço escolar.
● VISÃO : Trazer o cinema para a comunidade escolar não apenas como entretenimento, mas como material didático, como fonte de informação, como registro de uma época e história, bem como, em muitos momentos, servindo como instrumento ideológico que ajuda na construção das identidades individuais e coletivas. Juntamente com as series e jogos trazer uma diversidade e interação entre os alunos aprendendo a parte cultural.
◼ MISSÃO: Utilizar os filmes e séries e jogos no universo escolar como ferramenta para estimular a criticidade, a formação de um sujeito criativo e crítico e aumentar o seu raciocinio logico. Reconhecer e conseguir fazer a simetria entre aquilo que é exposto no filme e a realidade.
Serão utilizadas, durante o desenvolvimento do Clube Juvenil Mundo Gamer, metodologias ativas como: filmes e vídeos; mapa mentais e campeonatos de jogos; trabalhos em dupla ou equipes; resolução colaborativa de desafios; situações problema; provocação ou estímulos, técnica de perguntas e respostas geradoras de conhecimento; quadro-esquema; sala invertida; exposições, palestras. Com o objetivo de promover a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento.
Que os alunos possam compreender a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento: Humanas, História e Geografia; Linguagens, Língua Portuguesa, Ciências, Literatura; Arte (Artes Visuais - Cinema/Sétima Arte) e Matemática; e temas Transversais, através do estudo, debates e interpretação de textos e filmes. Assistir, analisar e debater a seleção de longas e outros, indicados ou premiados no Oscar ou não, entender e conseguir relacionar os filmes e temas trabalhados com os componentes curriculares e com a realidade individual e coletiva. Analisar jogos lançamentos e educativos para ajudar no desenvolvimento do clube.