Eletiva nº 1 - Ela Dança, Eu Danço

RESPONSÁVEL


IZA EMANUELLA ARAUJO DOS SANTOS

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Com o acesso ao clube juvenil “Ela Dança, Eu Danço" por meio de agrupamento das juventudes, o Clube Juvenil tem objetivo criar um espaço para jovens estudantes onde poderão desenvolver suas habilidades com a dança, relacionadas às suas experiências e necessidades no intuito de propiciar a autonomia, o trabalho em equipe, a auto-organização e tomadas de decisões, entre outras. Segundo Dayrell (2006), é fundamental que a escola nas suas discussões e decisões possibilite experiências culturais significativas no âmbito da sociabilidade juvenil.

    Um aspecto fundamental deste Protagonismo Juvenil “Ela Dança, Eu Danço", é a possibilidade de interação entre os sujeitos representados pelas juventudes na escola, com conhecimentos, características e diferentes experiências de vida. Isso permite aos jovens estudantes desenvolverem ações juntos em função dos seus interesses, buscando transformações pessoais e coletivas, que ultrapassem o espaço escolar.



  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As atividades práticas do PJ Ela Dança, eu Danço ofertará, oficinas de dança, atividades que estimulam a expressão corporal, bem como a comunicação. 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância será por meio de  espetáculos de dança , a ser apresentado ao público escolar, durante o ano letivo , em momentos festivos na escola, e no final do ano , no encerramento das atividades do PJ e das Eletivas.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Inglês



    Eletiva nº 3 - Datas Comemorativas

    RESPONSÁVEL


    GUILHERME HENRIQUE DAMIANI DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?

  •  Goiânia, Janeiro 2025

     Eletivas :

                                              Datas Comemorativas

    Escola: CEPI – Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota

    Professor idealizador: Dalva Gonçalves Pereira

    Áreas do conhecimento envolvidas: Todas as disciplinas ministradas na escola

    Professora colaboradora: Marilze Dourado

    Justificativa:

    A escola tem a responsabilidade de transmitir a educação formal aos alunos, mas ela também pode ir muito além disso.

    Deve entrar no projeto político-pedagógico da educação básica a abordagem de aspectos culturais da sociedade. Uma ótima forma de se fazer isso é aproveitar as datas comemorativas com seus alunos.

    Cada data está conectada a algum aspecto fundamental do mundo, da sociedade ou da história.

    Portanto, explorar datas comemorativas na educação básica é uma ótima maneira de conscientizar os alunos a respeito de temas importantes da nossa cultura, com a vantagem de poder contextualizá-los.

    A grande questão ao se trabalhar datas comemorativas na educação básica é como abordá-las com os alunos de forma que eles entendam seu real significado.

    Muitas dessas datas são feriados, e isso, de certo modo, desvia o foco do motivo da importância de tais dias no calendário. O primeiro passo, então, é vincular esses dias especiais ao seu verdadeiro sentido, seja pela importância histórica, cultural ou outra.

      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    o Promover a socialização entre a comunidade escolar;

    o Possibilitar ao aluno a manifestação de suas habilidades e competências;

    o Resgatar valores familiares e cívicos por meio de homenagens e apresentações;

    o Sensibilizar o aluno para a prática de atividades lúdicas e históricas como forma de ampliar o conhecimento.

     


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?

  •  
     As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo, com metodologias diversificadas, que atendam às diferentes áreas do conhecimento, de acordo com a disponibilidade de cada disciplina e/ou professor, podendo ser realizado em forma de pesquisas, entrevistas, cartazes, palestras, leituras e produções de textos, danças e músicas, experiências, dramatizações, visitas e aulas de campo.

    O referido projeto será desenvolvido, com os alunos de Ensino Fundamental , de forma individual ou coletiva, por meio da interação da comunidade escolar, no espaço interno ou externo, conforme a necessidade do evento, seguindo o calendário em anexo das datas que poderão ser trabalhadas durante o ano letivo.

     Habilidade a serem trabalhadas:
     -EF69LP46 : Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
    -EF67LP28 EF69LP44 : Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será realizada durante o ano letivo, por meio das atividades propostas, observando a apropriação do conhecimento que o aluno adquiriu durante a sua participação ativa nos trabalhos.

    A avaliação é apenas um dos recursos que será utilizado pelos envolvidos e propiciará uma oportunidade para a formação do cidadão.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 4 - BRINCADEIRAS ANTIGAS

    RESPONSÁVEL


    ANA CLARA MAMEDE RABÊLO OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • No desenvolvimento deste plano, sugerimos levar os estudantes a refletir, a partir das suas experimentações, sobre o jogar e brincar, com ênfase no reconhecimento dessas práticas em diferentes momentos históricos - passado e presente - no âmbito familiar.

    Habilidades BNCC:

    EF12
    EF01
    EF12
    EF02
    EF12
    EF03
    EF12
    EF04

    Objeto de conhecimento

    Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

    Objetivos de aprendizagem

    Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.

    Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.

    Reconhecer o jogar e brincar vivenciados em diferentes momentos históricos no âmbito familiar.

    Investigar jogos e brincadeiras junto aos familiares, identificando as principais práticas vivenciadas por eles.

    Comparar as características de movimentação das brincadeiras e dos jogos relatados e que praticam nos dias de hoje.

    Competências gerais

    1. Repertório cultural

    2. Trabalho e projeto de vida

    3. Empatia e cooperação

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.

    Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • SERÁ PROPOSTO UMA DINAMICA COM OS ALUNOS DE OUTROS CLUBES, PROFESSORES, E PAIS

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 5 - Desvendando as Profissões

    RESPONSÁVEL


    LAURA DIAS LIMA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Muitos jovens enfrentam desafios ao escolher uma profissão, devido à falta de informações sobre carreiras e o mercado de trabalho. O Clube Juvenil "Desvendando as Profissões" tem como objetivo ajudar os participantes a conhecer diferentes áreas profissionais, entender suas exigências e explorar seus interesses e habilidades.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • O clube pode funcionar com encontros semanais ou quinzenais, com atividades variadas, como:

    Palestras e bate-papos com profissionais de diferentes áreas.

    Visitas técnicas a empresas, universidades e centros de formação.

    Oficinas práticas para experimentação de diferentes profissões.

    Mentorias e dinâmicas vocacionais para ajudar os jovens a descobrirem seus interesses.

    Projetos e desafios para desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e criatividade.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Possíveis Formatos de Culminância (dependerá do desenvolvimento do clube)

    1️⃣ Feira de Profissões

    2️⃣ Painel de Experiências e Depoimentos

    3️⃣ Desafio Profissional

    4️⃣ Mostra de Projetos e Oficinas

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 6 - BRINCADEIRAS ANTIGAS

    RESPONSÁVEL


    KALEL CÉZAR SANTOS LIMA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?

  • No desenvolvimento deste plano, sugerimos levar os estudantes a refletir, a partir das suas experimentações, sobre o jogar e brincar, com ênfase no reconhecimento dessas práticas em diferentes momentos históricos - passado e presente - no âmbito familiar.

    Habilidades BNCC:

    EF12EF01 EF12EF02 EF12EF03 EF12EF04

    Objeto de conhecimento

    Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional

    Objetivos de aprendizagem

    Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.

    Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.

    Reconhecer o jogar e brincar vivenciados em diferentes momentos históricos no âmbito familiar.

    Investigar jogos e brincadeiras junto aos familiares, identificando as principais práticas vivenciadas por eles.

    Comparar as características de movimentação das brincadeiras e dos jogos relatados e que praticam nos dias de hoje.

    Competências gerais

    3. Repertório cultural

    6. Trabalho e projeto de vida

    9. Empatia e cooperação

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Experimentar jogos e brincadeiras do contexto familiar e comunitário.

    Reconhecer a utilização de materiais alternativos para a realização de jogos e brincadeiras

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?

  • SERÁ PROPOSTO UMA DINAMICA COM OS ALUNOS DE OUTROS CLUBES, PROFESSORES, E PAIS

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Educação Física
    •  Geografia



    Eletiva nº 7 - PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR

    RESPONSÁVEL


    HELOÍSA DE JESUS OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • VISÃO: Conscientizar a comunidade sobre a importância de preservação do Patrimônio Material, sendo o patrimônio público escolar.

    MISSÃO: O clube juvenil tem como missão propiciar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do patrimônio público escolar através de diversas ações que potencialize a conservação do espaço escolar.

    OBJETIVO: Promover ações que estimulem a conscientização de toda comunidade escolar, quanto a valorização, conservação e preservação do patrimônio público escolar.

    VALORES: Compromisso, conscientização e preservação do patrimônio público escolar.



  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Desenvolver momentos de reflexão sobre a responsabilidade de conservação do Patrimônio Público;

    Incentivar a preservação de todos os materiais da escola: carteiras, cadeiras, portas, ventiladores, pratos, copos, colheres, livros didáticos e materiais da biblioteca;

    Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se parte dele, compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida;

    Adotar uma atitude responsável em relação a preservação do Patrimônio Escolar Público e sua relação com a comunidade;

    PRIORIDADES: Mobilizar a comunidade escolar a manter a preservação estrutural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel de cidadão na comunidade de forma que se apropriem do Patrimônio Público Escolar e assumam a responsabilidade de preserva-lo.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Realização das práticas semanalmente.  

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 8 - Moda e Protagonismo

    RESPONSÁVEL


    CARLOS DAVI SALES CARDOSO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • • Desenvolver Habilidades Criativas: Capacitar os alunos para criar e desenvolver suas próprias peças de moda, explorando diferentes técnicas e materiais.

    • Incentivar o Empreendedorismo: Estimular o espírito empreendedor dos alunos, ensinando conceitos de planejamento, produção e comercialização de produtos de moda.

    • Promover a Expressão Pessoal: Fomentar a expressão pessoal e a autoestima dos alunos através da criação de peças de moda que reflitam suas identidades e culturas.

    • Valorizar a Diversidade Cultural: Destacar a importância da diversidade cultural na moda, incentivando os alunos a explorarem e valorizar diferentes estilos e tradições.

    VALORES:

    • Criatividade: Incentivar a inovação e a originalidade nas criações dos alunos.

    • Empoderamento: Promover a autonomia e a confiança dos alunos em suas habilidades e decisões.

    • Diversidade: Valorizar e respeitar as diferentes culturas e estilos presentes na moda.

    • Colaboração: Fomentar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ● Desenvolvimento de Coleções: Alunos criando e apresentando suas próprias coleções de moda.

    ● Aumento da Autoconfiança: Alunos mais confiantes em suas habilidades criativas e empreendedoras.

    ● Valorização da Cultura: Alunos demonstrando maior apreciação e respeito pela diversidade cultural na moda.


  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Desenvolvimento de Coleções: Alunos criando e apresentando suas próprias coleções de moda.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 9 - Desenvolvendo as práticas do Futsal no Espaço Escolar

    RESPONSÁVEL


    PEDRO OLIVEIRA DE CARVALHO SANTANA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ser reconhecido como um projeto educacional de excelência, promovendo a prática do futsal como ferramenta de integração, desenvolvimento físico e social, sendo implementado de forma sustentável e com grande adesão dos alunos no ambiente.

    Oferece aos alunos do ambiente escolar a oportunidade de participar ativamente da prática do futsal, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, social e emocional, por meio de atividades que promovem o trabalho em equipe, e o desenvolvimento social e habilidades motoras.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •     • Objetivos Específicos :

            ◦ Estimular desenvolvimento motor.

            ◦ Desenvolver habilidades motoras do futsal.

            ◦ Desenvolver habilidades dos fundamentos do futsal.

            ◦ Realizar para jogos coletivos entre os participantes do projeto. 

            ◦ Estimular trabalhos em equipes e momentos sócio afetativos.

            ◦ Proporcionar momentos de jogos e competição 

    Resultados Esperados

        • Aumento dos momentos de interação e socialização do grupos através da prática do futsal, no ambiente estolar.

        • Melhora as relações e convivência entre participares no ambiente escolar.

        • Que á prática e o desenvolvimento das habilidade dos fundamentos do futsal.

        • Aumento da participação das aulas nas atividades

        • Melhora nas habilidades motoras e técnicas dos alunos no futsal.

        • Fortalecimento dos laços de amizade e colaboração entre estudantes.

          

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao longo da implementação do projeto, será desenvolvido práticas esportivas referentes ao futsal. Desenvolvendo jogos e competições entre os participantes do Projeto. Buscar interação acom outras unidades escolares para vivenciar a prática esportiva do futsal.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 10 - Mundo Gamer

    RESPONSÁVEL


    HELENA MAMEDE RABELO DE OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • ● VISÃO : Trazer o cinema para a comunidade escolar não apenas como entretenimento, mas como material didático, como fonte de informação, como registro de uma época e história, bem como, em muitos momentos, servindo como instrumento ideológico que ajuda na construção das identidades individuais e coletivas. Juntamente com as séries e jogos trazer uma diversidade e interação entre os alunos aprendendo a parte cultural.

    ◼ MISSÃO: Utilizar os filmes e séries e jogos no universo escolar como ferramenta para estimular a criticidade, a formação de um sujeito criativo e crítico e aumentar o seu raciocínio lógico. Reconhecer e conseguir fazer a simetria entre aquilo que é exposto no filme e a realidade.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Serão utilizadas, durante o desenvolvimento do Clube Juvenil Mundo Gamer, metodologias ativas como: filmes e vídeos; mapa mentais e campeonatos de jogos; trabalhos em dupla ou equipes; resolução colaborativa de desafios; situações problema; provocação ou estímulos, técnica de perguntas e respostas geradoras de conhecimento; quadro-esquema; sala invertida; exposições, palestras. Com o objetivo de promover a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Que os alunos possam compreender a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento: Humanas, História e Geografia; Linguagens, Língua Portuguesa, Ciências, Literatura; Arte (Artes Visuais - Cinema/Sétima Arte) e Matemática; e temas Transversais, através do estudo, debates e interpretação de textos e filmes. Assistir, analisar e debater a seleção de longas e outros, indicados ou premiados no Oscar ou não, entender e conseguir relacionar os filmes e temas trabalhados com os componentes curriculares e com a realidade individual e coletiva. Analisar jogos lançamentos e educativos para ajudar no desenvolvimento do clube.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 11 - Desenvolvendo as práticas do Futsal no Espaço Escolar

    RESPONSÁVEL


    MURILO BORGES DUARTE

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ser reconhecido como um projeto educacional de excelência, promovendo a prática do futsal como ferramenta de integração, desenvolvimento físico e social, sendo implementado de forma sustentável e com grande adesão dos alunos no ambiente.

    Oferece aos alunos do ambiente escolar a oportunidade de participar ativamente da prática do futsal, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, social e emocional, por meio de atividades que promovem o trabalho em equipe, e o desenvolvimento social e habilidades motoras.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •     • Objetivos Específicos :

            ◦ Estimular desenvolvimento motor.

            ◦ Desenvolver habilidades motoras do futsal.

            ◦ Desenvolver habilidades dos fundamentos do futsal.

            ◦ Realizar para jogos coletivos entre os participantes do projeto.

            ◦ Estimular trabalhos em equipes e momentos sócio afetativos.

            ◦ Proporcionar momentos de jogos e competição

    Resultados Esperados

        • Aumento dos momentos de interação e socialização do grupos através da prática do futsal, no ambiente estolar.

        • Melhora as relações e convivência entre participares no ambiente escolar.

        • Que á prática e o desenvolvimento das habilidade dos fundamentos do futsal.

        • Aumento da participação das aulas nas atividades

        • Melhora nas habilidades motoras e técnicas dos alunos no futsal.

        • Fortalecimento dos laços de amizade e colaboração entre estudantes.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao longo da implementação do projeto, será desenvolvido práticas esportivas referentes ao futsal. Desenvolvendo jogos e competições entre os participantes do Projeto. Buscar interação acom outras unidades escolares para vivenciar a prática esportiva do futsal.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 12 - Dança que Encanta no Espaço Escolar

    RESPONSÁVEL


    LARAH CANUTO CANDIDO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto Dança que encanta, no espaço escolar, tende a desenvolver e promover a inclusão social no espaço escolar e o desenvolvimento corporal artístico de indivíduos de diferentes faixas etárias e realidades socioeconômicas, através da dança, como ferramenta de expressão cultural, educação e transformação pessoal. O projeto visa criar um ambiente acolhedor e motivador para o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes, através do movinto e da dança.

  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •         ◦ Estimular a coordenação motora, a expressão corporal e a criatividade dos alunos. 

            ◦ Desenvolver o senso rítmico, a musicalidade e a apreciação estética. 

            ◦ Promover a socialização, o trabalho em equipe e o respeito às diferenças. 

            ◦ Difundir a cultura da dança na comunidade escolar, através de apresentações e eventos. 

            ◦ Formar alunos multiplicadores, capazes de compartilhar seus conhecimentos e experiências com outros colegas. 

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao longo da implementação do projeto, será desenvolvido práticas de danças no espaço escolar. Durante o percurso os integrantes do Clube irão definir como realização a culminância do Projeto Dança que encante, no espaço escolar.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 14 - world of games and movies

    RESPONSÁVEL


    MATEUS HENRIQUE RIBEIRO OLIVEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • ● VISÃO : Trazer o cinema para a comunidade escolar não apenas como entretenimento, mas como material didático, como fonte de informação, como registro de uma época e história, bem como, em muitos momentos, servindo como instrumento ideológico que ajuda na construção das identidades individuais e coletivas. Juntamente com as series e jogos trazer uma diversidade e interação entre os alunos aprendendo a parte cultural.

    ◼ MISSÃO: Utilizar os filmes e séries e jogos no universo escolar como ferramenta para estimular a criticidade, a formação de um sujeito criativo e crítico e aumentar o seu raciocinio logico. Reconhecer e conseguir fazer a simetria entre aquilo que é exposto no filme e a realidade.


  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Serão utilizadas, durante o desenvolvimento do Clube Juvenil Mundo Gamer, metodologias ativas como: filmes e vídeos; mapa mentais e campeonatos de jogos; trabalhos em dupla ou equipes; resolução colaborativa de desafios; situações problema; provocação ou estímulos, técnica de perguntas e respostas geradoras de conhecimento; quadro-esquema; sala invertida; exposições, palestras. Com o objetivo de promover a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento.

  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Que os alunos possam compreender a integração e interação das diferentes áreas de conhecimento: Humanas, História e Geografia; Linguagens, Língua Portuguesa, Ciências, Literatura; Arte (Artes Visuais - Cinema/Sétima Arte) e Matemática; e temas Transversais, através do estudo, debates e interpretação de textos e filmes. Assistir, analisar e debater a seleção de longas e outros, indicados ou premiados no Oscar ou não, entender e conseguir relacionar os filmes e temas trabalhados com os componentes curriculares e com a realidade individual e coletiva. Analisar jogos lançamentos e educativos para ajudar no desenvolvimento do clube.

  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática